PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAZINHO
O que é Violência Sexual?
É uma violação de direitos sexuais, porque abusa e/ou explora o corpo e a sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
A violência sexual pode ocorrer de duas formas: Abuso e Exploração Sexual.
A violência sexual, abuso ou exploração, pode ocorrer no ambiente intrafamiliar, quando há relação de parentesco entre a vítima e agressor, e, extrafamiliar, quando não há uma relação de convivência familiar entre agressor e vítima.
Abuso Sexual
É a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente mais velho, para a prática de qualquer ato de natureza sexual.
Exploração Sexual
A exploração sexual caracteriza-se pela utilização de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca; seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: em redes de exploração, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
Por que denunciar?
Esse ato pode contribuir para interromper o ciclo de violência sexual contra crianças e adolescentes. Não denunciar pode acarretar inúmeros transtornos na vida da criança e do adolescente. Estudos demonstram que crianças sexualmente abusadas acabam tendo uma visão muito diferente do mundo e dos relacionamentos. Sofrem muito de culpa, baixa estima, problemas com a sexualidade, dificuldade em construir relações afetivas duradouras. Mas o quanto antes receberem apoio social, médico, e psicológico, mais chances terão de superar a experiência negativa da infância e ter uma vida adulta mais prazerosa e saudável. Ou seja, deve-se denunciar para que o abusador não volte a violentar a criança ou o adolescente, para que outras crianças e adolescentes não sejam sexualmente abusados e para que crianças e adolescentes sexualmente abusados não repitam, quando adultos, a violência recebida.
Orgaõs para denúncia:
Conselho Tutelar:
Fone:(54) 3331-9026 ou 8408-5507
E-mail:conselhotutelar@carazinho.rs.gov.br
Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente - DPCA:
Fone: (54) 3331-4108
Brigada Militar:
Fone: 190 ou 3329-2872 ou3330-2225
Ministério Publico:
Fone: 3330- 3130
Disque Denúncia Nacional:
Violência contra criança e o adolescente - Fone 100